O ano mal começou e o clima das eleições municipais já predomina em João Pinheiro. Isto porque, nesta quinta-feira, 17 de janeiro, o então Prefeito Municipal Edmar Xavier (PDT) postou um vídeo nas redes sociais criticando o serviço da Copasa e provocando diretamente o ex-vice prefeito Carlos Eduardo, sócio da empresa terceirizada que está realizando a obra na Rua Deputado Quintino Vargas, palco da cobrança de Edinho.
Não demorou muito para que o vídeo do prefeito começasse a circular nas redes sociais e logo as opiniões começaram a se dividir. Muitos criticaram Edinho (PDT) por não ter cobrado publicamente da Copasa antes, já que o serviço prestado pela concessionária de serviço público vem sendo questionado há meses na cidade. Outros apontaram que ele resolveu criticar só agora para aproveitar a ligação da empresa terceirizada que presta serviço à Copasa ao seu adversário político Carlos Eduardo.
O clima de eleição aumentou ainda mais quando Carlos Eduardo resolveu comentar o caso em seu Instagram. O ex-vice prefeito postou uma foto com a legenda “Eu trabalhando e a gente atoa fazendo vídeo.” Ele ainda completou com uma enquete: ‘Será que é medo de perder a eleição?’. Mais tarde, funcionários da empresa que pertence ao ex-vice prefeito postaram o asfalto sendo colocado na rua em questão.
Obra na Deputado Quintino Vargas
Apesar do tom ácido utilizado pelo prefeito para provocar seu adversário político, a obra em questão foi questionada também pelos moradores da Deputado Quintino Vargas. O JP Agora publicou uma reportagem sobre isso recentemente, oportunidade em que explicou que a obra em questão foi determinada pelo Ministério Público, que ordenou a correção do lançamento de esgoto na rede pluvial.
Em diversos endereços daquela rua, o esgoto das residências era despejado irregularmente na captação pluvial da Avenida Dona Zica. Essa prática, que perdurou por muitos anos, causou uma série de transtornos ambientais e estruturais. Em vários pontos, devido ao esgoto, a rede acabou cedendo, resultando em incidentes como um caminhão da prefeitura que ficou preso em um buraco.
Após a veiculação do vídeo, a Copasa emitiu uma nova nota, reiterando que a obra em execução foi uma exigência do Ministério Público e destacando a previsão de conclusão para esta sexta-feira (19). A seguir, confira o comunicado na íntegra.
“A Copasa informa que espera concluir as obras na rua Deputado Quintino Vargas, localizada no bairro Centro em João Pinheiro, até a próxima sexta-feira (19/01/24). Os trabalhos no local ainda não foram finalizados em razão das chuvas recentes. Isso se deve ao fato de que o solo precisa estar seco para a aplicação de massa asfáltica. Caso contrário, a aderência do material fica comprometida, afetando a qualidade do serviço. No endereço mencionado, realizamos ações para eliminar ligações clandestinas de esgoto nas redes pluviais. Essa iniciativa atende às demandas do Ministério Público e da administração municipal, que foram apresentadas em 2022 e 2023, respectivamente. Desde os primeiros contatos, as solicitações começaram a ser atendidas. A natureza subterrânea das redes exigiu a escavação do terreno para a realização dos trabalhos de manutenção. Assim que as intervenções estiverem concluídas, as vias também passarão por um processo de higienização. A Copasa reforça seu compromisso com a melhoria contínua na prestação de serviços e se coloca à disposição do Poder Concedente para quaisquer esclarecimentos adicionais.”